18 de nov. de 2011

Pap - Sapatinho de Bebê

Olá. Venho trazer meu primeiro pap.  A qualidade das fotos não é boa, mas a vontade de ensinar é grande. Esta receita foi traduzida, mas adaptada a tamanho menor, para combinar com lã e agulha usados.  A receita em inglês está abaixo. Vamos ao passo a passo.

A grande diferença que observei na forma de fazer este sapatinho é como fica no acabamento da frente, na emenda entre o rosa e o branco. Nesta forma de fazer (de cima para baixo) não há emenda e acabamento fica beeeem melhor. Ja quando se faz da solinha para cima e o peito do pé separado e costurado na lateral, essa costura (emenda) nem sempre fica bonito  É isso que gostaria de acrescentar.




SAPATINHO DE BEBÊ
CROCHÊ - AG. 2,0 MM
LÃ - SUPER BEBÊ COM ACETATO

 Começar com 9 correntes, 1 ponto alto na 4a. corrente, 4 pontos altos nas correntes seguintes e na última corrente, fazer 6 pontos altos na mesma corrente. Continua do outro lado com 6 pontos altos.



Faça 3 correntes para subir, 4 pontos altos nos pontos de base, 2 pontos altos no mesmo ponto de base (por 6 vezes, para fazer a voltinha) e 5 pontos altos nos pontos de base.


Vire o trabalho novamente e faça 3 correntes para subir, 4 pontos altos nos pontos de base e *2 pontos altos no mesmo ponto de base e 1 ponto alto sozinho*, nas correntes de base, alternadamente por 6 vezes. Continue pontos altos até o final. Troque a linha.


Faça 30 correntes e prenda com ponto baixo do outro lado (aqui cuidado para não torcer as correntes).

Faça 3 correntes para subir e pontos altos nos pontos de base em toda volta da frente (ponto alto sobre ponto alto) e continue 1 ponto alto em cada uma das 30 correntes. Feche com ponto baixissimo no primeiro ponto.

Faça 2 carreiras de pontos baixos, depois 3 correntes para subir e pontos altos sobre pontos baixos (1 carreira).


Troque a linha e faça o caninho em cima agora, 3 correntes para subir, pontos altos em toda a volta do caninho e pegando a frente também (rosa), fazendo toda a volta e feche com ponto baixissimo. Levante 4 correntes, pule 1 ponto de base, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, dando a volta.


Faça mais duas carreiras de ponto alto. Em seguida, faça 2 correntes, pule 1 ponto de base, no proximo 1 ponto baixo, 2 correntes, pule 1 ponto de base, no proximo 1 ponto baixo, em toda a volta. Arremate.

SOLINHA

Para a solinha ( em separado), faça 15 correntes, 3 pontos altos na 4a. corrente, 10 pontos altos nas correntes seguintes. Na última corrente, fazer 7 pontos altos na mesma corrente. Depois seguindo do outro lado, 10 pontos altos em cada ponto base e mais 3 pontos altos na última corrente ( onde já tem 3 corr e 3 pontos altos, perfazendo tambem 7 pontos).


2a. carreira - 3 correntes e um ponto alto na mesma base, 2 pontos altos em cada ponto de base (por 2 vezes), 12 pontos altos no proximos pontos e novamente 2 pontos altos em cada ponto de base (por 2 vezes), 3 pontos altos no mesmo ponto de base, 2 pontos altos em cada ponto de base (por 2 vezes), 12 pontos altos em cada ponto de base, 2 pontos altos em cada ponto de base (por 2 vezes) e 1 ponto alto na mesma base das 3 primeiras correntes e fecha com ponto baixissimo.


3a. carreira - 3 correntes para subir, 1 ponto alto na mesma base, 1 ponto alto, 2 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto, 2 pontos no mesmo ponto, 14 pontos altos, 2 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto alto, 2 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto alto, 3 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto alto, 2 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto alto, 2 pontos altos no mesmo ponto, 14 pontos altos, 2 pontos altos no mesmo ponto, 1 ponto alto, 2 pontos no mesmo ponto, 1 ponto alto,  1 ponto alto na mesma base das 3 primeiras correntes e fecha com ponto baixissimo. E continua para pregar a solinha, pegando a linha da frente da solinha com a linha da frente do fundo do sapatinho.




Espero que possam aproveitar este pap, que fiz com muito carinho e prazer. Porque adoro crochê, bebê e ensinar. Abaixo a receita em ingles. A tradução foi feita certinha como na receita, só mudei o número de pontos, para ficar um tamanho adequado.



6 comentários:

  1. Sueli Passos21 novembro, 2011

    Olá Shandra,

    Lindo sapatinho!! Obrigada por compartilhar a receita. Há tempos estava procurando um modelo assim.

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Olá Sueli. Obrigada pela visita. É um prazer enorme poder compartilhar. Seja seja bem vinda.
    Bjs carinhosos.
    Shandra Lucia

    ResponderExcluir
  3. Oi Shandra, o importante é que ensinou bem direitinho pois está muito bem explicado. Gostei muito da tua almofada colorida, esses modelos tradicionais dão ar de aconchego ao ambiente. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  4. Shandra (temos algo em comum, nome - quase, rss) ficou lindo o sapatinho, que mimo... bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Shandra,

    Parabéns pelo Pap, perfeito!
    Vou fazer em breve e volto pra te avisar.

    bjs.
    Rosina

    ResponderExcluir
  6. perfeito,amei adorei muito obrigado por compartilhar grande beijo!!!!

    ResponderExcluir